Em tempos onde o exercício é muito difundido, nós profissionais da área da saúde e mais especificamente da educação física, enfatizamos muito os benefícios fisiológicos e acabamos por esquecer os benefícios extras que os indivíduos podem obter com a pratica regular destes exercícios. Sendo assim, podemos salientar aqui que os benefícios vão muito além dos fisiológicos e acabam se estendendo para os psicológicos, sociais, afetivos dentre vários outros.
Para complementar o que mencionei acima, o professor Dr. Fabio Luis Ceschini diz o seguinte: “Quando falamos em prática regular de exercício aeróbico, resistido e todas as variações possíveis, logo, lembramos dos Benefícios Fisiológicos associados à prevenção de doenças crônicas, à melhora da qualidade de vida, ao emagrecimento e à hipertrofia! É claro, os benefícios fisiológicos são os mais difundidos em nosso meio! Todos nós sabemos que a prática regular de exercício aumenta o consumo de gordura no músculo durante e após o exercício, que acelera a atividade das enzimas aeróbicas e anaeróbicas, promove biogênese mitocondrial que são benefícios comuns que permitem o emagrecimento.
Por outro lado, é pouco difundido os BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS resultantes da Prática Regular de Exercício Físico. Ao pensar em emagrecimento, por exemplo, os Benefícios Psicológicos são tão importantes quanto os Benefícios Fisiológicos para resultar em diminuição da adiposidade corporal, pois esses benefícios estão associados à maior MOTIVAÇÃO e a MANUTENÇÃO à longo prazo em Programas de Exercício. Então, quando um aluno ou aluna te perguntar sobre os benefícios da prática regular de exercício físico, poderá citar os vários BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS”.
Sendo assim, minhas considerações é que: Exercício físico é o melhor remédio para se evitar doenças em todos os aspectos de nossa vida.
Referência: Prof. Dr. Fabio Luis Ceschini – Viajando pela fisiologia
Prof. Esp. Jozias Fortunato
Personal Trainer
Cref:028591-G/PR