BATALHA TCHANDALL FAZ HISTÓRIA EM PALMAS

0
256

Evento de Rap reúne juventude, arte e cultura.

Rima é uma sina que vicia
Vicia na alma e na correria
Se eu encarava, todo mundo ria
Mas agora a chama não esfria
A batalha Tchandall virou só alegria

Com essas rimas quase sem simetria, o jornal Destaque Regional dá início a esta reportagem histórica. No último domingo aconteceu em Palmas mais uma Edição da Batalha Tchandall @batalha.tchandall, um evento cultural criado por um grupo independente de jovens palmenses. Denominado de Família Tchandall, o grupo busca conscientizar aos jovens e à sociedade sobre a importância da arte, cultura e do fazer cultural. O evento ganhou força com o apoio da Digital Good Vibe @digitalgoodvibe, que ajudou na produção e veio a agregar outros apoiadores, tais como o Denis Filmagens, DJ Neves e até a marmitaria Delícias da Drika. Com a chegada do apoio do jornalista Rodrigo Kohl Ribeiro (João Pimenta), que fez lives para a divulgação, o evento ganhou notoriedade Municipal. Através de um pedido feito ao vereador Marcos Gomes, a prefeitura se uniu ao evento, através da limpeza da pista de skate em frente à Escola Senhorinha Miranda Mendes e assim estava montado o “palco” para o último domingo. O evento se caracterizou por intensa participação de jovens, os quais disputaram uma premiação simbólica. Deixando uma marca especial na história de Palmas, a Família Tchandal promete continuar com a promoção, ampliando os critérios e melhorando a premiação. O ganhador da Batalha Tchandall no último domingo foi o rapper Skinny. O prêmio foi um quadro confeccionado em estilo de graffitagem pelo Macaco Arte.
O que é o Rap
A palavra Rap, tem como significados, ritmo e poesia. Ou seja, é uma mistura de ritmos intensos, com rimas poéticas, integrando o contexto social, cultural e politico onde está inserido.
A música Rap em si, se lhe podemos chamar assim, tem uma batida rápida e bem acelerada, e a própria letra vem em forma de discurso, com muita informação e com pouca melodia. E por norma, as suas letras falam das dificuldades e dos problemas dos habitantes dos bairros pobres das grandes cidades.
O Rap também é composto por danças caracterizadas com movimentos rápidos e malabarismos corporais. Por exemplo, o Break dance, é um tipo de dança que está relacionado com o Rap. Para além disto tudo, o Rap ainda tem um cenário urbano, onde temos um visual cheio de grafites nas paredes das grandes cidades.
Podemos dizer que o Rap, é uma forma ritmada e cantada de se contar o que se passa no quotidiano dos bairros mais pobres das grandes cidades. Dos problemas e das questões sociais que ninguém mais ousa abordar, de uma forma direta e critica.
O Rap e a sua origem
Segundo consta, surgiu na Jamaica durante a década de 60, e foi levado para os EUA, na década de 70. Mais propriamente para os bairros pobres de Nova Iorque, onde os jovens de origem negra e espanica, que em busca de uma sonoridade diferente, deram assim um novo impulso e um novo significa ao Rap.
O Rap no Brasil
No Brasil o Rap só vai surgir por volta de 1986, mais propriamente na cidade de São Paulo.
Na década de 80, o rap não era bem aceito pelas pessoas em geral, pois era considerado um estilo de música muito violento e típico da periferia.
Vai ser só na década de 90, que o rap vai ganhar força, com as rádios e a industria fonográfica, que passa a dar mais atenção a este novo estilo de musica.
Os primeiros rappers a terem sucesso foram o DJ Hum e Thayde. Depois deles vieram nomes como Racionais MCs, Planet HEmp, Pavilhão 9, Detentos do Rap, Cambio Negros, Xis & Dentinho e o Gabriel, O Pensador, que até hoje é uma referência incontestada.
Também aqui começa a ser usado e misturado com outros estilos e gêneros musicais, como por exemplo, o movimento mangue beat, onde vemos presente na música de Chico Science & Nação Zumbi.
Hoje em dia, o rap no Brasil está muito bem integrado no cenário musical, vencendo preconceitos e conseguiu passar da periferia para alcançar o grande público.

Fonte Jornalística:
Rodrigo Kohl Ribeiro
MTB: 18.933
Fonte do apanhado histórico: https://ahistoria.info/do-rap/