Bandiera e primeira-dama visitaram desembargador descendente do patrono do Município

0
6
Na quarta-feira (22), o prefeito Jandir Bandiera e a primeira-dama Cristiana Oliveira, visitaram o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador José Laurindo de Souza Netto, no palácio da Justiça, na cidade de Curitiba.  Na ocasião, foi entregue um quadro de presente para o magistrado, com retratos de seus antepassados e imagens do município de Domingos Soares.

Tio-bisavô do Desembargador José Laurindo de Souza Netto, o Coronel Domingos Soares dá nome ao município paranaense, criado pela Lei Estadual 11.265/95. Natural da cidade de Guarapuava, nasceu a 16 de abril de 1852. Ainda criança, mudou-se para o Município de Palmas, lá passando a residir na Fazenda São Joaquim. 

  Faleceu em 13 de março de 1928, aos 76 anos, na Fazenda Pitanga, em Palmas, município onde exercia, em segundo mandato, o cargo de prefeito. O serventuário na ocasião, José Laurindo de Souza, era titular do Cartório Cível e figurou na qualidade de escrivão do seu inventário, processado na comarca correspondente àquela municipalidade. Reconhecido por seu espírito de conciliação e mediação frente a batalhas que ocorreram na região, o Coronel Domingos Soares marcou a história do nosso Estado do Paraná.

Seu descendente, o Desembargador José Laurindo de Souza Netto, inspirado pelo grande feito do seu antepassado, prosseguiu nessa missão, exercendo labor incansável nessa seara quando do exercício da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Estado Paraná (gestão2019/2020) e mais ainda no exercício da Presidência da Corte de Justiça (gestão 2021/2022), e segue incansável no mesmo desiderato.

O trabalho do Desembargador merece tanto destaque em âmbito estadual que no dia 05 de maio, aniversário do magistrado, foi instituído o Dia do Mediador Judicial e Extrajudicial, pela Lei estadual nº 20.231/2020.

Ainda por ocasião da visita, prefeito e desembargador conversaram sobre projetos para o munícipio e formas de fomentar e valorizar a cultura local, que tantas riquezas possui.

Fonte: Comunicação CDS