Atual e ex-prefeita vão disputar a preferência do eleitorado. União a ex-adversários é marca dos dois grupos.
Os eleitores de Coronel Domingos Soares vão às urnas no dia 6 de outubro para escolher quem será responsável pela administração do município a partir de 1º de janeiro de 2025.
Entre as opções, a população tem o atual prefeito, Jandir Bandiera (PT), que busca a reeleição, e a ex-prefeita, Dona Maria (PSD), que concorreu à reeleição em 2020, ficando em 3º lugar na disputa.
Bandiera concorreu pela primeira vez à um cargo eletivo em 2020. Ele já havia ocupado cargos na administração municipal em gestões anteriores, colocando-se como concorrente e sagrando-se vencedor. Naquela eleição, encabeçou uma coligação com PT, PSB e PTB e enfrentou outros três concorrentes: Dona Maria (PSD), Hélio Costa (PL) e André Taques (MDB).
Agora, em 2024, busca a reeleição à frente de uma coligação robusta, com cinco partidos e uma federação. Mantendo o seu vice, Liomar Bringhentti (PSB), conta com o apoio do ex-concorrente, André Taques, e do ex-prefeito Valdir Vaz, do qual foi adversário na eleição passada.
Após ficar em 3º lugar na disputa de 2020, Dona Maria (PSD) se apresenta como candidata novamente. Ela governou Coronel Domingos Soares entre 2017 e 2020. Em 2016, venceu Valdir Vaz. Na eleição de 2020, fechou uma aliança considerada histórica, unindo-se à família Vaz, com a ex-primeira-dama Ivone Vaz como candidata a vice.
Para 2024, Dona Maria terá o ex-adversário Hélio Costa (PL) – que foi vice de Valdir Vaz entre 2013 e 2016, e seu concorrente em 2020 – como candidato a vice-prefeito. Fazem parte da coligação também a Federação PSDB/Cidadania, PP, PRD e União Brasil.
Fonte: Portal RBJ
por Guilherme Zimermann