Os produtores rurais de Coronel Domingos Soares tiveram os meses de maio e junho para fazer a atualização de seus rebanhos no Departamento Municipal de Agricultura ou no escritório da Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, em Palmas. Porém, das 726 propriedades cadastradas, aproximadamente 130 não realizaram a atualização. Com isso, o prazo foi estendido até 30 de setembro, impreterivelmente.
De acordo com a fiscal de defesa agropecuária, Bruna Amates Ribas, a atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda, como: bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes, e sua não realização pode resultar em multa. “Hoje em dia nós não aplicamos mais a vacina da febre aftosa e o controle que a Adapar realiza é através dessa atualização do rebanho feita pelos produtores, a qual é obrigatória. Quando a pessoa deixa de fazer está sujeita a multa no valor de R$ 1.200 reais”, explica.
Segundo a médica veterinária do Departamento de Agricultura, Gabriela Abdalla, apesar de o prazo estar se esgotando muitos produtores ainda não fizeram a atualização, o que também dificulta os trabalhos realizados pelo Município e o desenvolvimento de ações e projetos para o campo. “Faço um apelo a todos os produtores de Coronel Domingos Soares, que tem rebanhos, para que nos procurem até o dia 30 deste mês para atualizarem estes dados”, convoca a médica veterinária.
Fonte: Comunicação CDS