No Colégio Estadual Dom Carlos a aprendizagem é significativa dentro e fora da sala de aula através da transdisciplinaridade, termo que pode ser compreendido como algo a mais do que disciplinas que conversam entre si através de um conhecimento comum, é uma forma de pensar os conteúdos dando-lhes complementarmente uma unidade, um elemento integrador.
A abordagem transdisciplinar adiciona uma camada mais profunda à relação entre diversas disciplinas ao combinar o âmbito cognitivo com as outras dimensões que perpassam o indivíduo, isso porque todas essas esferas funcionam de forma holística e não separadamente em momentos específicos do cotidiano. E o responsável pelo encaminhamento é o professor que está sempre atento as mudanças sociais e novas propostas educacionais.
A união, o companheirismo, a parceria e o trabalho coletivo são ações cotidianas no Colégio Estadual Dom Carlos, sempre que possível, os professores agregam suas disciplinas para que a aprendizagem se torne mais significativa.No dia 27 e 28 de junho deu-se início a um trabalho transdisciplinar. Professora Jerci Polo da SRM – Sala de Recursos Multifuncional (envolvendo várias disciplinas/conteúdos) e as professoras Fernanda Zanão Santos e Olivete Franson, docentes das disciplinas de Prática de Formação, Metodologias, Habilidades Socioemocionais, CNEE, Fundamentos Históricos, Filosóficos, e Sociológicos da Educação estabeleceram parceria para que, com o apoio dos alunos da 2ª série do Curso de Formação de Docentes fosse desenvolvida uma ação pedagógica com os alunos da SRM e PMA.
Colocando em prática a implementação do Curso Formadores em Ação, tutora: Luana Kwiatkowski, as professoras cursistas, em parceria com os alunos da Formação de Docentes desenvolveram boas práticas com foco na frequência e no uso das técnicas de gestão em sala de aula.
O trabalho foi extremamente positivo, uma vez que alunos da SRM e do PMA participaram de atividades envolvendo o raciocínio lógico matemático, cujo resultados dos problemas elencados foram organizados pelas professores cursistas e pelos futuros professores (2ª série do Curso de Formação de Docentes) que auxiliaram na organização do Caça ao Tesouro. Num primeiro momento os alunos trabalharam individualmente e depois de receberem orientações, coletivamente e saíram em busca dos seus tesouros, que nada mais, nada menos, resultou na caça ao resultado correto.Todos se envolveram ativa e efetivamente nas atividades propostas.