Ano eleitoral

0
16

The Economist Intelligence Unit é a divisão de pesquisa e análise do Economist Group, que fornece serviços de previsão e consultoria por meio de pesquisas e análises do país como relatórios mensais, previsões econômicas de cinco anos, relatórios do serviço de risco e relatórios do setor. Na semana passada, a Economist Intelligence Unit publicou que a América Latina foi destaque negativo ao protagonizar o maior declínio de todas as regiões nos últimos 17 anos. A organização relatou que a falta de comprometimento voltado à democracia abriu espaço a populistas como Bolsonaro, Obrador (México), Bukele (El Salvador), Maduro (Venezuela) e Ortega (Nicarágua).

Na pandemia do Covid-19, acentuaram-se políticas autoritárias. Entre 1974 e 2005, a maioria dos países tornou-se democrata pela primeira vez. A partir de 2006, o mundo entrou em recessão democrática. Acredita-se que o estopim são aumento de desigualdade e insegurança econômica.

Neste ano, prevê-se que o governo deva gerar alto nível de incerteza porque, além de dificuldades operacionais, o sistema político do Brasil entrou em processo de paralisia decisória em relação às contas públicas. Todavia, a agenda econômica não é o único problema: o crescimento contínuo e persistente da inflação e do juro esclarecem que a atual administração pública federal gerou uma governabilidade perversa.

Sabem-se os resultados das pesquisas e, querendo ou não, se continuar neste perfil, Bolsonaro não será reeleito. Numa live, Flávio Bolsonaro declarou: ”Nosso pessoal do exército, da guerra cibernética, buscou o TSE e começou a levantar possíveis vulnerabilidades. Foram levantadas várias, dezenas de vulnerabilidades”. As urnas são totalmente seguras e já foram testadas de todas as maneiras. Eduardo Bolsonaro comunicara na véspera que “a gente vai dar um golpe que vai acabar com o Lula”.

Percebe-se o desespero dessa gente com a aproximação das eleições e com pesquisa indicando que o povo brasileiro não quer mais os Bolsonaros no comando da Nação. Os 01, 02, 03 continuarão a massificação das fake news. Nesse ambiente, vão-se gerações para reconstruir instituições, valores, princípios e credibilidade que asseguravam o avanço da sociedade brasileira. Hoje, ignorância e autoritarismo predominam!

A inflação real está muito maior que o levantado no IGBE. Em janeiro, o índice medido foi 0,54%, enquanto o aumento de alimentos em Blumenau, tomando por base três supermercados, avaliando 37 produtos, foi 7,1%. Aumentaram 16,2% a taxa SELIC, o preço da gasolina etc. É ano eleitoral. Não esperem milagres!