Foi realizada, na manhã desta quinta-feira (20), a solenidade de entrega das medalhas da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, a OBA 2022, aos seis alunos da Escola Municipal Professora Aurora Fabrício das Neves Tortelli premiados nesta competição, que pela primeira vez teve a participação do município. O ato aconteceu no gabinete do prefeito Jandir Bandiera, e contou com a presença do gestor, diretores, professores, pais e dos alunos contemplados.
A OBA promovida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Ministério da Educação, e visa a despertar nos alunos o interesse pelas ciências e o desejo de conhecer sempre mais.
De acordo com o professor Vagner Palamar, que teve a iniciativa de trazer a competição à escola e coordenou-a, foram inscritos 120 alunos nesta primeira participação de Coronel Domingos Soares, resultando em seis premiados após análise e notas. “É um motivo de muito orgulho para nossa escola, para os nossos alunos e também para os familiares”, disse, emocionado, o docente. Em todo o Brasil foram mais de 1 milhão de participantes e 15 mil contemplados com medalhas. “Essa atividade dentro do currículo é muito importante, porque a gente já trabalha o conteúdo de astronomia e astronáutica dentro do conteúdo da BNCC, e para eles vai ser muito valioso porque eles começam a ter uma vivência muito maior com essas áreas”, explica Palamar.
Para a diretora da escola, professora Rosilei de Souza Graeff, foi uma honra ter esses alunos premiados nessa importante competição. “Essas iniciativas são muito importantes para alavancar o conhecimento, principalmente o científico, que é o intuito da participação nesse evento”, comenta a gestora educacional, ressaltando que o resultado vem ao encontro das ações desenvolvidas pela instituição.
A aluna Isabel Bugs da Costa, do 4º Ano B, como os demais, ficou muito feliz e emocionada. “Foi muito feliz e emocionante; a gente fica meio ansioso, com medo, mas tem que ter a confiança pra ganhar. Eu quero aprender mais para o ano que vem, e estudar bastante para ser sempre uma aluna legal e inteligente”, disse a estudante medalhista.
Segundo a diretora do Departamento Municipal de Educação, Daiana Neves de Oliveira, ver as crianças no rumo do desenvolvimento significa que o município está crescendo e transbordando para a sociedade. “Essas medalhas só vêm demonstrar o quanto a educação é essencial e as nossas crianças têm esse potencial e capacidade para desenvolver muito mais”, destaca a professora.
O prefeito Jandir Bandiera parabenizou as crianças, os pais e a escola pela iniciativa, falou da importância da participação e colocou o governo municipal à disposição de todos para construir uma educação cada vez melhor, mais inclusiva, participativa e com bons resultados.
Os alunos premiados com a medalha de ouro da OBA 2022 foram: Annaliah Carli da Costa (5º Ano B); Ângelo Felipe Argenta ( 4º Ano B); Gustavo Rodrigues Savi (4º Ano B); Hítalo Aguiar Hipólito de Oliveira (5º Ano B); Isabel Bugs da Costa (4º Ano B) e João Vitor Rodrigues da Silva (4º Ano B).
Fonte: Comunicação CDS