ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DO COLÉGIO ESTADUAL DOM CARLOS VISITAM O LAR DOS VELHINHOS E O CAM – CENTRO DE ABRIGO MUNICIPAL

0
12

Na última quarta-feira (21/08) os alunos do Curso de Formação de Docentes, acompanhados pelas professoras de Prática de Formação: Fernanda Zanão Santos e Olivete Franson, com apoio da coordenadora do curso, professora Silvana Pacheco Baptista, visitaram o Lar dos Velhinhos e o CAM.
No Lar dos Velhinhos, a coordenadora Sandra Mara de Oliveira autorizou a visita e a tarde foi festiva. Os alunos conversaram, interagiram e as ações foram significativas. É muito importante a participação dos alunos em ações dessa natureza, disse uma aluna: “é muito bonito participar de ações de incentivo social que levam alegria e mudam o dia a dia dos idosos, o dia se alegra e não só o deles, mas também o nosso”. Outra aluna referiu-se aos idosos e a visita, comentando: “foi muito emocionante conhecer todos e imaginar a história de cada um, ficamos sabendo das dificuldades que passaram e como estão vivendo hoje”.
No CAM a visita também foi significativa. Os alunos foram recebidos pela coordenadora Eliane Maria de Goes Alves. A professora recebeu os alunos e explicou sobre o funcionamento do Centro de Abrigo Municipal.
Em sala de aula, através dos diversos componentes curriculares, os alunos aprenderam que a infância é a fase mais importante da vida dos indivíduos, tendo em vista que é nesse período que a criança começa a desenvolver seus aspectos cognitivos, biológicos e psicossociais. Durante esse desenvolvimento, não são levadas em conta apenas questões biológicas, mas também as condições do ambiente em que a criança está inserida. Nesse sentido, a família é considerada essencial para tal desenvolvimento, pois tem, dentre as diversas funções, a de proteção e de afeto.
Aliar teoria e prática no momento da visita foi de suma importância, uma vez que os alunos receberam informações sobre os motivos do acolhimento no CAM, bem como, sobre a dinâmica das ações desenvolvidas. Tomaram ciência do programa Família Acolhedora e das atividades desenvolvidas no Centro.
O encantamento pelo trabalho desenvolvido no CAM motivou os alunos e a afetividade demonstrada por eles em relação ao todo, significou muito e valeu a visita para reforçar aspectos relacionados a empatia e o olhar para o outro, vivenciando novas experiências.
Direção do Colégio Estadual Dom Carlos e coordenação do Curso de Formação de Docentes agradecem as coordenadoras e afirmam que os alunos nunca irão esquecer momentos como este. É essencial para a formação do caráter e personalidade, bem como, para o futuro profissional.