Alterações pigmentares na pele da Gestante

0
16

A gestação é um período de grandes mudanças no corpo e no metabolismo das mulheres. É comum percebermos alterações da cor da pele durante esta fase.

Muitas destas transformações são normais e esperadas e, na maioria das vezes, retornam à pigmentação original após o parto.

A hiperpigmentação, ou aumento da cor, pode ocorrer de forma generalizada ou localizada. As áreas mais comuns são os mamilos, axilas, genitália e linha alba (linha vertical que passa no meio do abdômen). A área do pescoço também pode escurecer, com uma menor frequência. Geralmente, logo após os primeiros dias do parto, começamos a notar o clareamento destas regiões. Na maioria das mulheres a cor original retorna sem a necessidade de nenhum tipo de tratamento.

O melasma é outra alteração que cursa com o aumento da cor em algumas regiões da pele. Trata-se de uma mancha de coloração acastanhada que aparece em áreas expostas ao sol, principalmente a face. Cerca de 50 a 70% das gestantes irão desenvolver um melasma ao longo da gravidez. Inicia-se mais comumente no segundo trimestre e tende a clarear após o parto.

Neste caso, é menos comum seu desaparecimento completo e o problema pode se tornar crônico. Existem vários tratamentos para ajudar a paciente com melasma – desde a prescrição de medicamentos tópicos (alguns possíveis ainda no período de gestação) e, após o parto, pode-se programar alguns tipos de peelings e tecnologias como lasers.

A maior prevenção para o melasma é a proteção solar diária, mesmo em dias nublados ou chuvosos. Procure por filtros solares que também protejam a pele contra a luz visível.

As estrias também podem surgir na pele ao longo da gestação. Inicialmente tem o aspecto rosado e, em sua fase tardia, apresentam uma cor esbranquiçada. Elas não são exatamente uma alteração pigmentar, mas sim um rompimento da pele, formando uma espécie de “cicatriz”. Costumam acometer o abdômen, mamas, flancos e coxas. Seu tratamento é um desafio, com resposta interessante na utilização de luz intensa pulsada e laser – mas atenção, estes procedimentos devem ser realizados somente depois do parto.

Embora a pele passe por modificações ao longo da gestação, aproveite esta fase linda. Afinal, o seu corpo é o primeiro lar do seu bebê. Cuide de você com muito amor. E caso note algo de diferente, mostre ao seu médico obstetra ou ao médico dermatologista. Eles poderão ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Dra. Glauce Yumi Nozaki
Médica Dermatologista
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Clínica Dermarium
Telefone: (46) 3262-3863
Rua Augusto Guimarães 1074 Sala 103 – Palmas – Paraná