A importância do sono de qualidade no tratamento da dor lombar

0
7

O sono tem um impacto gigantesco na saúde, no bem-estar e no desempenho. Um sono de qualidade é um dos pilares essenciais para o tratamento da dor lombar, sendo indispensável para a recuperação do corpo e o equilíbrio do sistema nervoso. Atualmente, recomenda-se que um adulto durma entre 7 e 9 horas por dia.
Pessoas com dor lombar, em muitos casos, têm dificuldades para dormir, e a falta de sono ou a má qualidade do sono contribuem para o aumento do estresse e para a liberação de substâncias pró-inflamatórias, o que pode agravar a percepção da dor.
Por isso, algumas estratégias de higiene do sono podem ser adotadas, como evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir, manter um ambiente escuro e silencioso, praticar exercícios físicos regularmente e se expor à luz solar logo ao acordar. Essa exposição ajuda a preparar o corpo para a próxima noite de sono. Essas estratégias podem, assim, melhorar significativamente a qualidade do descanso.
Ao valorizar o sono como parte do tratamento para a dor lombar, é possível reduzir a percepção da dor e melhorar a qualidade de vida do indivíduo. Investir em hábitos de sono saudáveis é, portanto, fundamental para o tratamento da dor, auxiliando no processo de recuperação e na prevenção de crises de dor lombar, promovendo o bem-estar físico e mental.

Fisioterapeuta Aline Shimosaka
CREFITO – 324808-F