Palmas completa 146 anos e em meio a todo esse tempo temos muitas histórias a recordar e a valorizar, uma delas é sobre o Hino De Palmas, que é apresentado pela LEI Nº 1.007, SÚMULA: OFICIALIZA COMO SÍMBOLO MUNICIPAL LETRA E MÚSICA DO HINO DE PALMAS – PARANÁ.
A CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS, ESTADO DO PARANÁ;
Artigo 1º – Fica oficializado como símbolo Municipal o HINO DE PALMAS, com
Letra de DAISY DE ALMEIDA SERPA, LUCY SALETE BORTOLINI NAZARO, LUIZA JOSEFINA VARASCHIN e TEREZINHA ACCO TIVES, e Música de Irmão Sabino L. Conte, constantes dos anexos I e II que ficam fazendo parte integrante da presente Lei. A Lei entrou em vigor em 09 de agosto de 1991. Assinada pelo Presidente Câmara , JOSEMAR BANNACH FONSECA. Em homenagem ao aniversário de Palmas, entrevistamos a Profa . Lucy Nazaro que atuou na composição e o Maestro Adimorvan Picolo que fez a gravação das vozes junto com o Coral Municipal de Palmas.
Relata a Profa. Lucy Nazaro : “SOBRE O HINO DE PALMAS (Por Lucy S. Bortolini Nazaro)
Colaborar com a escrita da letra do Hino de Palmas foi um imenso prazer. Lembro que na época haviam feito um concurso para escolher a melhor letra, contudo nesse concurso conseguiram aprovar apenas a composição musical. Assim, passado algum tempo, o Prefeito de então, Sr. Dimorvan Carraro, juntamente com a Diretora do Dep. De Cultura, Rosa Maria F. Loureiro tiveram a ideia de convidar escritores palmenses para compor a letra do Hino de acordo com a composição musical já aprovada.
Uma vez convidadas, as poetas de Palmas Daisy de Almeida Serpa, Lucy S.Bortolini Nazaro, Luiza Josefina Varaschin e Theresinha Acco aceitaram a imensa tarefa e juntas se debruçaram ao estudo das possíveis letras para o nosso Hino.
Lembro bem que a Daisy Serpa ficava ao piano tocando a composição musical e nós, juntas, fazendo a letra em conformidade ao que se pedia na mesma.
Foram horas de trabalho e dedicação. Ficávamos no Salão Nobre das Faculdades, no período noturno, tendo a companhia da Diretora do Departamento de Cultura, Rosa Loureiro, compondo a poesia que se transformava em letra do Hino.
A letra exalta as belezas naturais da região, os campos, os butiazais, a araucária- nosso pinheiro majestoso, nossa tradição, nossa história centenária, a fé e cultura que balizaram a formação de nosso município.
A música é de autoria do irmão Sabino L. Conte (Marista).
Como foi a gravação do hino de Palmas?
Relata o Maestro Adimorvan Picolo: ” No ano de 2004, a Divisão de Cultura sob a coordenação de Vera Andrade , fez o convite ao Coral Municipal de Palmas , para a realização de uma releitura do hino da cidade, foi feita uma nova roupagem com harmonia instrumental já no formato marcial, a versão foi gravada em Pato Branco, os componentes do Coral Municipal fizeram algumas gravações uma delas a quatro vozes com acompanhamento instrumental e a capela , outra só com vozes masculinas, e outra só com vozes femininas. Foi amplamente distribuído o material no formato CD em escolas e outras instituições; foi uma honra estar a frente do grupo para a gravação deste símbolo de grande representatividade para o município! Agradecemos a todos os envolvidos neste trabalho, pela rica contribuição histórica feita ao município Palmas.
Diana Vale
Letróloga