1. A primeira foto do mundo levou oito horas para ser capturada
Quando vemos hoje os usuários comentando o fato de que uma determinada câmera em um smartphone demora “alguns segundos” até efetuar o disparo, já ficamos um pouco incomodados. Porém, quando a primeira câmera fotográfica surgiu, as coisas demoravam muito mais – e os resultados eram muito mais simples do que se possa imaginar.
A primeira fotografia da história data de 1826 e foi feita na região de Le Gras, na França. Para que uma placa de estanho pudesse receber a imagem, foram necessárias nada menos do que oito horas de exposição à luz. Com o passar do tempo essa necessidade de exposição foi caindo. Em 1839, eram “apenas” 15 minutos entre o disparo e a conclusão da foto.
2. O que veio primeiro? O e-mail ou a internet?
Pode parecer um contrassenso, mas o e-mail foi criado antes mesmo de a internet existir. É claro que no começo ele não funcionava da mesma maneira que hoje, mas o princípio de envio de mensagens eletrônicas é anterior à rede mundial de computadores. O primeiro sistema de e-mail se chamava Mailbox e só podia ser usado nos computadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
O sistema rudimentar funcionava em uma única máquina. Um usuário deixava uma mensagem para outro. Esse segundo usuário precisava fazer o login na máquina para ter acesso à mensagem deixada. Isso foi em 1965 e a precursora da internet, a chamada Arpanet, foi implementada pelo Departamento de Defesa dos EUA somente em 1969.
3. Você já viu a primeira página da história da internet?
No dia 6 de agosto de 1991 o cientista britânico Tim Berners-Lee colocou no ar a primeira página da história da internet. O mais legal de tudo é que ela permanece no ar até hoje, intacta. Claro, como você pode imaginar, ela é bem simples e tem apenas mensagens de texto.
4. Uma senha simples protegeu o mundo de uma guerra nuclear por 20 anos
Hoje em dia, todos nós temos uma preocupação constante com a segurança das nossas informações online. Por conta disso, senhas pouco óbvias e várias camadas de proteção sempre são indicadas para aqueles que desejam guardar os seus dados a sete-chaves. Contudo, durante 20 anos o sistema de lançamento de mísseis nucleares dos EUA foi protegido por uma senha rudimentar.
5. A palavra “robô” remete a “trabalho forçado”
A escravidão hoje não existe mais – pelo menos em teoria –, mas quem desenvolve algumas atividades para nós de forma compulsória são os robôs. Porém, você já parou para pensar na origem desse termo? A primeira vez que ele foi visto foi na peça teatral Rossum’s Universal Robots, escrita pelo jornalista e filósofo tcheco Karel Capek em 1920.
Fonte: Positivo