22 DE MARÇO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

0
12

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a humanidade, posto que não podemos viver sem ela. Da mesma forma, os vegetais e animais precisam dela para viver.

A maior parte de cada uma das células de nosso corpo possui água. Usamos a água para beber, para o preparo das refeições, para a higiene pessoal e doméstica, ou ainda para a pesca, transporte, produção de energia elétrica, irrigação etc.

A água doce é encontrada nos continentes e está distribuída nos rios, lagos, camadas subterrâneas do solo ou em geleiras.

Em alguns lugares da terra há grande disponibilidade de água doce, em muitos outros a escassez de água é uma realidade, como nas regiões semiáridas e nos desertos.

Ciclo da Água
O “Ciclo da água” ou “Ciclo Hidrológico” é a transformação e circulação pelas quais a água passa. A água está em permanente transformação, passando de um estado para outro (sólido, líquido e gasoso):

O calor irradiado pelo sol esquenta a água dos oceanos, mares, rios e lagos. Parte dela transforma-se em vapor de água, que sobe para a atmosfera.
O vapor se acumula nas partes mais altas da atmosfera, fica tão fria que se condensa em pequenas gotinhas de água, flocos de neve e cristais de gelo que formam as nuvens. Se a temperatura atmosférica diminui ainda mais, ocorrem as chuvas, neves e granizo.
Parte das chuvas cai sobre os oceanos e mares. Outra parte atinge os continentes, podendo cair sobre o solo, onde se infiltra e alimenta os lençóis subterrâneos.
Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absolvida pelas plantas que, depois é devolvida à atmosfera por meio da transpiração.
A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e correr para os rios, mares e oceanos, reiniciando o ciclo.

Desperdício e Racionamento
A água captada e tratada para distribuição nas torneiras, se perde em cerca de 40%, pelo mau uso da população.

Banhos demorados, torneiras abertas enquanto ensaboam a louça ou escovam os dentes, lavagem de carro e calçadas com o uso de mangueiras, são alguns hábitos que levam a grandes desperdícios de água.

A simples descarga de um vaso sanitário, com tecnologia antiquada, pode gastar até 30 litros de água.

Algumas regiões do Nordeste sofrem com o racionamento da água, onde a distribuição é feita em dias alternados, em consequência da pouca quantidade de água em seus reservatórios.

Água Potável
A Água potável é aquela isenta de substâncias e micro-organismos prejudiciais à saúde humana. Há inúmeras substâncias que podem contaminar a água, tornando-a perigosa para o consumo dos seres vivos.

Os produtos tóxicos ou poluentes mais perigosos são aqueles que contêm mercúrio ou chumbo em grande quantidade. Os derivados de petróleo (gasolina óleo e querosene), também poluem a água.

Entre os micro-organismos nocivos encontram-se as bactérias e os protozoários em geral. Esses micro-organismos são originários de águas contaminadas pelas fezes de pessoas portadoras de doenças. Eles contaminam a água através de esgotos despejados em rios e lagos.

A água mineral, dependendo da fonte, apresenta diferentes minerais entre eles, o bicarbonato, o cloreto, o sulfato, o sódio, o magnésio, o potássio etc. O dia mundial da água é comemorado em 22 de março.

Fonte: https://www.todamateria.com.br

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here